Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Empório Tês Irmãos - Bebidas para todos os gostos

Fale Conosco: (11) 3751.9193 - (11) 95328.8345 - E-mail: contato@emporiotresirmaos.com.br

Uvas e Vinhos

Conheça alguns dos tipos de uvas e vinhos que o Empório Três Irmãos trabalham.

Por Rogerio Teruo Yamashita dia em Blog

Uvas e Vinhos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cabernet Sauvignon

É uma das mais famosas e a mais bem-sucedida uva tinta do mundo, originária da região francesa de Bordeaux. Dá origem a tintos encorpados e concentrados, muitas vezes envelhecidos em carvalho. Alguns de seus vinhos podem durar muito tempo, e podem também ser elegantes e complexos, enquanto outros são mais intensos e exuberantes. Hoje, a onipresente Cabernet Sauvignon produz ótimos vinhos nas regiões mais diversas: Bordeaux, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia, Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul, entre outras. Cada uma com seu estilo próprio e suas peculiaridades.

Merlot

Também originária de Bordeaux, a Merlot dá vinhos mais macios e cheios de fruta, que podem ser bastante exuberantes e ricos. Eles têm uma textura sedosa e podem ser densos e encorpados, ou então saborosos e fáceis de beber, dependendo do estilo. Seu aroma costuma ser apimentado, com toques de frutas vermelhas e pretas, chocolate e especiarias. Além de Bordeaux, há ótimos Merlots na Toscana e no Norte da Itália, no Chile, na Nova Zelândia, na Califórnia e na África do Sul, entre outras regiões.

Syrah ou Shiraz

É originária do Norte do Rhône, na França, onde produz grandes vinhos como os Hermitage e Côte Rotie. No Novo Mundo, se consagrou principalmente na Austrália, onde é chamada de Shiraz e produz tintos poderosos, densos, encorpados e exuberantes. Nos climas mais frios, como os da França, é um pouco mais austera e contida, mas por vezes mais elegante. A Syrah dá ótimos vinhos no Rhône e no Sul da França, na Toscana, na Austrália, na África do Sul e no Chile, e hoje também na Califórnia, Nova Zelândia e Argentina, quando elaborados por bons produtores.

Pinot Noir

Excelente uva tinta da Borgonha, de características muito próprias e grande personalidade, bem diferente da Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e outras uvas. Os bons vinhos de Pinot Noir - principalmente os melhores Borgonhas - primam pela elegância, finesse e complexidade, com um maravilhoso e sutil aroma. Em nenhum lugar ela atinge o nível de qualidade e o estilo de sua terra natal, a Borgonha. Mas hoje há ótimos Pinot Noir também em regiões como a Nova Zelândia (especialmente bons) e Oregon, além das áreas mais frias do Chile, África do Sul, Austrália e Argentina, sem contar as experiências de muitos produtores europeus no Norte da Itália e outras regiões. Ela também é uma das principais uvas dos Champagne.

Malbec

Originária de Bordeaux, onde entra em proporções minoritárias em alguns cortes, a Malbec alcançou sua grande consagração principalmente na Argentina, onde produz alguns tintos excelentes, muito ricos e concentrados, com um caráter macio e cheio de fruta. Os grandes Malbecs argentinos são a criação de Nicolás Catena Zapata, que realizou a seleção clonal científica desta variedade nos anos 90, dando origem a exemplares bem mais finos, macios, concentrados, de qualidade muito superior aos rústicos vinhos que antes eram com ela produzidos. A uva também é tradicional da região francesa de Cahors, e hoje pode ser encontrada no Chile e outros países do Novo Mundo.

Nebbiolo

Originária do Piemonte, é a uva dos grandes Barolo e Barbaresco e, ao lado da Sangiovese, a grande uva tinta italiana. Seus vinhos têm aroma muito intenso, potente e complexo, maravilhoso, com características únicas. Na boca produz tintos poderosos e que podem ser bastante tânicos, com grande acidez e bastante austeridade. São vinhos para durar muito tempo, e que são perfeitos com comida. Embora seja uma uva um pouco difícil ao primeiro contato, ela produz vinhos grandiosos. Dica de aproximação: com uma boa carne assada, ou risotto forte.

Tempranillo

Grande uva ibérica, encontrada principalmente na Espanha e em Portugal, países onde recebe vários nomes diferentes e produz vinhos maravilhosos. Ela é a principal responsável pelos grandes tintos da Rioja, Ribera del Duero e Toro, entre outras regiões espanholas, e em Portugal é bastante presente no Douro (onde é chamada de Tinta Roriz) e no Alentejo (como "Aragonês"). Produz tintos encorpados e de boa estrutura, muito saborosos, perfeitos para envelhecimento em carvalho, com coloração intensa, um ótimo aroma e retrogosto bastante longo. Podem durar muito tempo.

Sangiovese

É a grande uva da Toscana, onde produz vinhos famosos e excelentes como os Chianti Classico, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. Também é utilizada nos cortes de muitos dos chamados "supertoscanos" e em várias outras regiões italianas. Seus vinhos são ricos e intensos, de personalidade bem italiana, com ótima acidez e uma certa "secura", perfeitos para combinar com comida. Alguns, como os Brunello, podem ser bastante encorpados e concentrados.

Touriga Nacional

É a mais célebre uva portuguesa da atualidade, originária da região do Douro, onde por muito tempo tem sido utilizada também nos Vinhos do Porto. Esta excelente uva está no auge de sua fama e tem produzido grandes vinhos em todas as regiões portuguesas e até em alguns outros países. Seus vinhos são muito ricos e concentrados, de aromas muito característicos, com grande personalidade, muita estrutura tânica e coloração profunda. Alguns podem ser realmente maravilhosos, e são sempre muito saborosos. Entre as melhores regiões de Portugal para Touriga estão o Dão e o Douro.

Chardonnay

É a uva branca de maior sucesso em todo o mundo, estando para os brancos assim como a Cabernet Sauvignon está para os tintos. Originária da Borgonha, onde dá vinhos maravilhosos, incrivelmente elegantes e complexos. No Novo Mundo, se consagrou na Califórnia, Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e muitos outros locais. Na Europa, também produz grandes vinhos em muitas regiões. Há vários estilos diferentes, alguns mais elegantes, outros mais exuberantes. A Chardonnay se presta muito bem ao envelhecimento em carvalho. No entanto, como para qualquer uva de muito sucesso, exsitem também diversos exemplares de menor qualidade, e é essencial prestar atenção ao nome do produtor.

Sauvignon Blanc

Outra uva branca de muito sucesso, originária de Bordeaux, onde produz grandes vinhos brancos, bastante ricos e exuberantes. Na França, também é muito encontrada no Loire, produzindo vinhos finos, elegantes e cheios de charme como os Sancerre e Pouilly-Fumé. Tem personalidade marcante e prefere climas frios, onde se expressa com maior elegância. Seus vinhos são aromáticos e frescos, com ótima acidez e aromas mais verdes. No Novo Mundo, entre os melhores estão os da Nova Zelândia, além de Chile e África do Sul. Nos Estados Unidos e Austrália, é melhor nas zonas mais frias.

Riesling

A grande uva branca da Alemanha e uma das melhores variedades do mundo todo, capaz de incrível elegância e complexidade, e uma enorme capacidade de expressar o terroir. Seus vinhos podem ser sublimes e costumam durar muito tempo. Além da Alemanha, também produz vinhos excelentes na Áustria, Alsácia e também em alguns países do Novo Mundo, como Nova Zelândia, África do Sul e Austrália.

Pinot Grigio

Originária da Borgonha, na verdade é uma mutação da Pinot Noir, mas hoje é bem mais encontrada na Alsácia e no Norte da Itália, onde produz vinhos muito interessantes, com um aroma rico e condimentado e média acidez. Às vezes são bastante estilosos, mas alguns, elaborados em larga escala, podem ser um tanto comerciais. São a última moda nos Estados Unidos neste momento.

Gostou dessa matéria, conheça nossos deliciosos vinhos, clicando aqui!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Uvas e Vinhos

Enviando Comentário Fechar :/